Reunião discute trabalho de combate à sonegação fiscal do Gaesf

A procuradora-geral de Justiça Norma Cavalcanti, acompanhada dos promotores de Justiça Pedro Maia, chefe de gabinete, e Luís Alberto Vasconcelos, coordenador do Centro de Apoio de Segurança Pública e Defesa Social (Ceosp), visitou na manhã desta quarta-feira, dia 1°, a sede do Grupo de Atuação Especial de Combate à Sonegação Fiscal e aos Crimes Contra a Ordem Tributária, Econômica, as Relações de Consumo e a Economia Popular (Gaesf). Na ocasião, a chefe do MP baiano ressaltou a importância das ações realizadas pelo grupo no combate à sonegação fiscal. “Vocês desempenham um trabalho que fortalece a atuação do Estado em áreas sociais prioritárias ao combater os sonegadores e permitir a recuperação de ativos”, destacou a PGJ.

A atuação do Gaesf é estratégica para o Comitê Interinstitucional de Recuperação de Ativos (Cira) que, em conjunto com outras instituições, tem o objetivo de ampliar a eficiência do setor público no enfrentamento à sonegação. Somente em 2022, o grupo foi responsável pela recuperação direta de mais de R$ 33 milhões aos cofres públicos. “Fico muito feliz em ver o trabalho de excelência realizado pelo Gaesf há mais de uma década. Estamos no início do ano, com as esperanças renovadas e boas perspectivas na recuperação de ativos. Desejo que o MP, por meio do Gaesf, continue cumprindo sua obrigação e sendo decisivo nas ações de recuperação fiscal”, afirmou o chefe de gabinete Pedro Maia.  Além de apresentar as ações planejadas para 2023, o coordenador do Gaesf, promotor de Justiça Alex Neves ressaltou que já está em curso uma ação de recuperação de cerca de R$ 12 milhões de reais para os cofres do Estado. ”É um ano de muita expectativa em relação ao trabalho do grupo”.

Na ocasião, o promotor de Justiça Hugo Casciano recebeu uma homenagem dos promotores de Justiça e servidores pelo trabalho realizado durante o período que ficou na coordenação do grupo. “A missão do Gaesf é de grande importância para a sociedade. Me sinto ainda parte do projeto de combate à sonegação fiscal”, afirmou. O promotor de Justiça Inocêncio de Carvalho afirmou que o grupo tem “um viés social muito grande ao permitir a realização de políticas públicas que não seriam feitas sem a recuperação de ativos decorrentes da sonegação fiscal”. Também participaram do encontro os promotores de Justiça Cláudio Jenner; Anderson Freitas; e Vanezza de Oliveira Bastos.

Rolar para cima
Pular para o conteúdo